
2022 será o ano do Agile e nós sabemos porquê!
Novo ano significa olhar com uma nova perspetiva para as organizações. Fazer um balanço de pontos fortes e fracos do ano anterior, assim como espreitar as novas tendências de mercado são o ponto de partida para desenvolver a estratégia certa em 2022. Nesta procura por novos métodos de trabalho, deve pensar no Agile como um método mais acertado para o presente e futuro de qualquer organização que se queira manter ativa, relevante e em crescimento. Sobretudo, depois de dois anos tão complicados. Entenda como o Agile pode melhorar ainda mais a fórmula da sua empresa.
O Agile vai ajudá-lo a mudar a forma de pensar
Conhecemos o Agile como uma metodologia de trabalho, mas a verdade é que é um mindset que pode já começar a implementar na sua organização. Um conjunto de valores e de princípios que guiam muitos profissionais e que, por serem muito versáteis, se podem adaptar ao desenvolvimento e gestão de um projeto. No Agile Manifesto, criado em 2001, por profissionais da área do software, foram definidos os seguintes princípios orientadores:
Com estes valores como base, o Agile adapta-se a tantos e diferentes tipos de negócios. Pensemos numa instituição universitária: não é fundamental valorizar os alunos e a interação com os professores? Ter capacidade de se adaptar a situações inesperadas em sala de aula?
O Agile vai ajudá-lo a falhar menos
Sem Agile, uma equipa de trabalho e desenvolvimento foca-se nisso mesmo: no desenvolvimento de um produto. Mas o objetivo tem de ser entregar valor para o cliente e evitar que determinados erros aconteçam já com o produto lançado. Assim o papel do tester na organização Agile vai de encontro a um dos fundamentos que já apontamos acima: “capacidade de responder a alterações e não seguir um plano à risca”. Se testarmos mais vezes e estivermos dispostos a alterar o produto várias vezes antes do seu lançamento, este tornar-se-á mais funcional e terá mais qualidade.
O Agile vai ajudá-lo a ter melhores profissionais
As equipas de trabalho podem ser constituídas por profissionais de diferentes áreas: testers, developers, designers, gestores, etc. Todos eles são especializados na sua própria área, certo? Mas e se, para além de serem especialistas das suas funções, estes pudessem desenvolver outro tipo de competências mais gerais, seja a nível das soft skills, como das hard skills? É assim que as equipas Agile podem ser rentabilizadas para uma melhor estratégia de lançamento de produto.
Para isto acontecer, é necessário obter certificação na área Agile ou contratar colaboradores já certificados, que possam ajudar a mudar o ADN da empresa. Algumas das formações da Scopphu podem responder a esta necessidade!
O Agile vai ajudá-lo a ser como os Grandes
De acordo com um artigo na Forbes, publicado por Steve Dennings, muitas organizações aplicam a metodologia Agile nos seus processos de trabalho e nas suas equipas, sem usarem muita da terminologia utilizada. E são as grandes empresas que o estão a fazer: Amazon, Google, Facebook, Apple, Netflix e Microsoft. Todas elas têm aplicado o Agile no seu dia-a-dia, mas nenhuma o tem feito com tanto sucesso como a Microsoft. A empresa criada por Bill Gates tem conseguido eliminar a burocracia através do Agile, dando grande destaque à importância do desenvolvimento de projetos que estão em constante avaliação.
Estudos desenvolvidos pela Deloitte e pela McKinsey indicam que 90% dos grandes gestores pretendem que as suas organizações se tornem ágeis nos seus processos de trabalho. O resultado pretendido? Maior produtividade.
Após dois anos instáveis causados pela pandemia, a economia e as organizações precisam de atingir novos patamares de produtividade!

O Agile vai ajudá-lo a poupar tempo (e dinheiro)
O Agile promete dar valor à opinião do cliente, deixando que os seus inputs possam ajudar a melhorar os produtos, assim como uma maior interação entre equipas. A avaliação semanal de um projeto permite perceber quais são as mudanças a implementar, para que se possa construir um produto rentável e de qualidade.
Este processo pode parecer menos rápido, já que é necessário parar para poder avaliar o projeto. Mas nenhuma organização consegue prever de forma exata qual é o tempo necessário para conseguir chegar a um produto final sem a ajuda de uma metodologia ágil. Não é o caso do Agile: aqui os custos e os prazos para chegar à entrega do serviço são pensados previamente.
No fundo…
Adaptar a metodologia Agile para um projeto não é um processo fácil, que tem de imediato frutos. Mudar o mindset de equipas de trabalho, assim como a forma de desenvolver tarefas, pode levar meses ou até anos a implementar de forma correta. Mas tal como as grandes corporações se estão a adaptar, o Agile também está em constante evolução e é importante acompanhar o que os outros estão a fazer.
Se o Agile é sobre melhorar e conseguir maior produtividade, então implementá-lo vai permitir que a mudança que procura chegue já em 2022! Agora que já percebeu que futuro da sua empresa passa pelo Agile, continue a aprender mais sobre como obter uma certificação nesta área aqui.