
DASM vs PMI-ACP: qual devo fazer?
Num mundo tão vasto de certificações Agile, é por vezes difícil saber por onde começar. Neste artigo, explicamos-lhe quais são as diferenças entre estas duas certificações, de forma a que possa saber qual a mais acertada para gerir projetos de forma ágil!
Comecemos por traçar dois perfis de profissionais que querem implementar nas suas equipas a agilidade.
Apresentamos a Joana, profissional na área do IT e que está numa empresa que está a passar por um processo de transformação ágil na sua metodologia de trabalho. Tal como a Joana, grande parte da equipa em que está inserida já conhece um pouco do Agile. Mas todos sentem ainda dificuldade em perceber como usar as ferramentas certas.
Já o Pedro, gestor de projeto, já conhece a metodologia e já tem uma certificação em PMP – Project Management Professional. Mas quer perceber melhor qual a melhor forma de trabalhar com gestão e como aplicar os diferentes métodos como SCRUM, XP, LEAN e Kanban.

Qual é a certificação certa para estes casos?
Para a Joana, ou qualquer outra pessoa que começa agora a perceber o que é a metodologia ágil e os seus frameworks, pode começar pela certificação DASM – Discipline Agile Scrum Master.
Esta é uma formação completa, que mostra o que é a agilidade profissional e qual a melhor forma de trabalhar num ambiente que precisa de inovação. Tudo isto sem precisar de qualquer pré-requisito!
Já Pedro, que tem experiência e certificação, o PMI – ACP (PMI Agile Certified Practitioner) será o curso mais acertado. Tal como o próprio PMI, Project Management Institute, indica, esta é uma certificação criada “por gestores ágeis, para gestores ágeis – aqueles que acreditam e aplicam princípios e práticas ágeis em projetos”. Para aceder a esta formação, são necessários pré-requisitos: 2000 horas comprovadas de participação em projetos ou a certificação PMP. É necessário também ter no currículo 21 horas de educação formal em gestão de projetos. Com este upgrade na sua certificação, um profissional como o Pedro terá capacidade comprovada para liderar projetos e pode melhorar a sua prática com a utilização das ferramentas Agile.
O que é a certificação DASM?
Pensada para novatos no Agile ou para pessoas que já tenham algum conhecimento, esta é uma certificação que aborda as diferentes metodologias Agile e que pretende dar a entender como aplicar diferentes práticas, em diferentes contextos. Por isso, e através da aprendizagem das ferramentas que existem disponíveis, será possível ao profissional perceber qual a melhor solução na hora de desenvolver um projeto. Seja qual for a sua área profissional!
Com o DASM, aprende-se também quais são os fundamentos da agilidade. Graças a esta abordagem mais completa, é possível chegar ao WoW – Way of Working e perceber qual a melhor forma de, no fundo, trabalhar! Não quer isto dizer que existem métodos errados ou certos. Mas existem soluções que podem mostrar qual a melhor forma de desenvolver um projeto e tomar decisões.
Quais as vantagens do DASM?
Confiança no método utilizado para trabalhar;
Maior foco e tranquilidade no dia-a-dia (menos tempo a pensar como fazer e mais tempo a executar);
Resultados já comprovados no aumento da produtividade das equipas que aplicam Agile;
Profissionais mais satisfeitos e motivados;
Competitividade em linha com o mercado.

Torne agora estas vantagens em práticas diárias e crie um impacto positivo na sua equipa. Inscreva-se na formação DASM, da Scopphu, que o prepara para fazer o exame e obter o certificado credenciado pelo PMI.

Sobre o PMI
O Project Management Institute é a referência mundial em certificações na área de gestão de projetos. É uma organização com mais de 700 mil profissionais que colaboram ativamente com a disseminação de conteúdos e práticas de metodologias de trabalho.
Nesta missão, o PMI tem sido responsável pela mudança em muitas organizações que quiseram mudar a maneira de trabalhar para poder chegar a uma taxa de sucesso e de inovação nunca antes vista.
São muitas as certificações que se podem obter com o cunho PMI. Através da Scopphu, poderá fazer as seguintes, que prepara os seus formandos para um exame que dá acesso a este reconhecimento. Se não encontrar em agenda, contacte-nos! Estas e outras formações estão sempre sob consulta.
São elas:
- PMI Certifications: PMP (Project Management Portfolio) e CAPM (Certified Associate in Project Management)
- PMI Agile Certifications: ACP (Agile Certified Practitioner) e DASM™ (Disciplined Agile Scrum Master)
Na conquista desta certificação, as vantagens são claras, seja para profissionais ou para as empresas. Para o profissional, é uma forma de se destacar no seu currículo, através da melhoria de competências e de poder aceder a ofertas de emprego diferenciadas. Para a empresa, é uma mais valia contar com profissionais e equipas expert em Agile. Garante maior produtividade na execução de tarefas, um serviço personalizado no acompanhamento ao cliente e uma gestão colaborativa em equipa. Claro que o resultado final só pode ser a entrega de um produto ou serviço melhorado e do aumento dos lucros.
Se se identificou com o Pedro ou com a Joana, está na hora de entrar em ação e começar a investir no seu futuro e da sua equipa. Comece pela certificação DASM, com inscrições abertas agora!