
Kanban ou Scrum – Qual o método que a sua empresa deve adotar?
São ambos métodos organizacionais de projetos que visam, acima de tudo, agilizar tarefas.
Da mais pequena empresa às grandes multinacionais, simplificar e agilizar processos constitui-se uma necessidade crescente nos dias de hoje onde as interações entre os clientes e as empresas são cada vez mais rápidas.
Então, quais a principais diferenças?
Kanban
- O sistema Kanban define-se por ser um método simples e visual de organizar as tarefas e o fluxo de trabalho.
- Oferece uma visão holística do processo, tratando-o todo e não as partes e permitindo que todos participem e cooperem com facilidade.
- No Kanban definem-se etapas pelas quais as tarefas devem passar até estarem concluídas e serem entregues, através de metas e prioridades claras e bem definidas.
- Criado na década de 1960 pela japonesa Toyota tem como principais benefícios a visão do todo, acesso fácil às informações, praticidade em ver o fluxo de trabalho, melhoria na comunicação e ajuda na priorização de tarefas e metas.

Scrum
- Em vez da abordagem sequencial do método Kanban, flexibiliza o desenvolvimento de projetos de forma progressiva, auto-organizada, com micro equipas focadas nos objetivos de curto prazo, criando uma constante reavaliação do projeto e tornado-o, por isso, mais rápido, ágil e eficiente.
- Como é um método altamente ajustável à realidade, os problemas são tratados com mais rapidez e, como não é linear, não há equipas à espera do trabalho da equipa anterior, aumentando assim o ritmo e qualidade de trabalho.

Qual é a melhor opção?
A opção de escolha deve ser tomada em função dos requisitos próprios de cada negócio.
Se o que procura é que os projetos sejam concluídos rapidamente, deverá optar pelo Scrum, uma vez que este trabalha com tempos limitados para cada ciclo de desenvolvimento. Se, por sua vez, pretende optar por melhorar o processo geral, o Kanban poderá ser o mais apropriado pois este não estipula prazos, apenas prioridades.
💬 Se ainda tens dúvidas fala connosco – aqui!