
O papel de um Agile Coach
Devido ao incrível crescimento exponencial do Agile Coaching, a procura de facilitadores ágeis tem vindo a aumentar nos últimos anos e não apresenta nenhum sinal de abrandamento. As empresas estão a adaptar-se aos tempos modernos e os profissionais das mais variadas áreas estão a adaptar-se ao mercado envolvente.
O papel de Agile Coach é ambíguo e apresenta uma grande diversidade entre aqueles que executam este papel. É difícil arranjar uma definição universal para este papel pois cada um tem as suas ideias, formatos e técnicas para suportar o seu trabalho, mas existem elementos essenciais para nos definir como treinadores ágeis.
Daqui provém a metáfora do ADN. Da mesma forma que diferentes tipos de organismos mantêm a mesma informação genética, também Manoel Pimentel sintetizou os elementos-chave de forma a direcionar o seu desempenho como Agile Coach. E assim nasceu o modelo Agile Coaching DNA, numa referência aos 5 elementos-chave que compõem a essência de um Agile Coach.
Este método atua como uma bússola que orienta o Agile Coach a atuar com as práticas e abordagens mais indicadas para ajudar os seus clientes a obter os melhores resultados possíveis.
Se gostarias de saber mais sobre o Agile Coaching DNA, clica aqui.