
O que é um Agile Coach?
O papel do Agile Coach é extremamente valioso para a transformação ou evolução dos modelos de gestão nas organizações. Além de facilitar a implementação de processos e práticas ágeis, o Agile Coach promove o desenvolvimento das equipas, pessoas e comportamentos necessários para a mudança e sustentação de uma cultura ágil, indispensável na era dos negócios digitais.
Os Agile Coaches ajudam a formar e desenvolver equipas que atuam com a filosofia ágil nas suas rotinas de trabalho. São responsáveis por capacitar pessoas, fomentar e sustentar comportamentos e práticas ágeis, fazendo uso de métodos ágeis e de coaching, visando melhorar os resultados da organização, sejam eles financeiros ou não financeiros.
Um Agile Coach é responsável por orientar as equipas durante toda a jornada de implementação dos processos ágeis, incentivando colaboradores e líderes a adotar e praticar novos comportamentos. O objetivo final do seu trabalho, é armar as equipas ágeis com conhecimento, práticas e métodos adequados para que possam usar a agilidade em todo o seu potencial em benefício do negócio da organização.
De acordo com o colega e experiente Agile Coach Jason Little, autor do livro e método Lean Change Management,
“a sociedade como um todo está passando por uma transformação. Uma mudança de pensamento mecanicista para o pensamento criativo e hoje os Agile Coaches estão cumprindo o papel de unir o velho mundo com o novo mundo, da mesma forma que os agentes de mudança geriam a transição do passado para o futuro, nas transformações organizacionais.”
No meu ponto de vista, e complementando a visão de Little, o Agile Coach tem o propósito de apoiar e acelerar a aprendizagem, implantação e sustentação de princípios, práticas e processos, desenvolvendo comportamentos e cultura ágil nas pessoas, equipas e organização. O nosso trabalho como Agile Coach é entender o que a organização necessita ou deseja, qual a situação e estágio atual das equipas e pessoas, promover o alinhamento e oferecer uma abordagem o mais adequada possível para apoiar o seu crescimento e desenvolvimento.
A nossa agenda é melhoria contínua! Atingimos isso criando empatia e engagement, estando próximo das pessoas e dos clientes, compreendendo as suas expectativas e necessidades, fazendo as perguntas certas, fornecendo bons modelos mentais e melhores práticas, desafiando as pessoas, motivando-as e orientando-as no desenvolvimento de competências que permitam entregar a melhor solução possível para os nossos clientes.
Benefícios do Agile Coach para as organizações
Uma cultura ágil, ou pelo menos bons comportamentos ágeis, aumenta significativamente a capacidade de adaptação e flexibilidade de uma organização. Além disso reduz o tempo de resposta na tomada de decisões, reduz o “Time to Market”, aumenta a assertividade e inovação, reduz riscos e desperdícios, aumenta a felicidade no trabalho, reduz o tempo de resposta às mudanças, promove a melhoria contínua e, principalmente, aumenta a satisfação dos clientes. Tudo isso, indiscutivelmente, traz retornos financeiros extraordinários.
No entanto, uma transformação que ofereça tantas vantagens não é algo simples e trivial. Encorajar todos – de todos os níveis organizacionais – em torno da mudança requer um esforço extra e significativo, principalmente da alta gestão que precisa oferecer um suporte executivo adequado ao longo de toda a jornada. Neste momento, o papel do Agile Coach é ainda mais importante. Ele é quem irá suportar e ajudar a equipa a navegar por águas agitadas e pontos difíceis no período inicial quando a própria equipa, as lideranças e a alta gestão, por exemplo, questionam o valor da agilidade.
O Agile Coach atua com a responsabilidade de ajudar a manter as coisas sob controlo, ao mesmo tempo que constrói e desenvolve equipas ágeis, que enfrentarão bloqueios comuns, além de diversos pontos problemáticos e desafiadores ao longo de todo o processo de transformação.
As funções do Agile Coach
Um Agile Coach pode assumir até 9 funções, relacionadas com 2 perspectivas fundamentais: crescimento das pessoas e resultados financeiros para o negócio. A primeira função a exercer é a de observação, atuar como um grande observador reflexivo. É preciso entender o contexto, como as coisas funcionam no ambiente:
– Quem são os líderes formais e informais?
– Quais são as relações de poder?
– Quais são as regras claras e as ocultas?
– Como são os fluxos de trabalho e das demandas?
– Quais os pontos fortes e fracos?
– Quais os pontos de melhoria?
A partir daí, pode-se decidir o que fazer. Em alguns casos, será necessário adaptar alguma ferramenta, alguma framework para atender a esse contexto de forma personalizada. Então, é necessário atuar como consultor, e até mesmo como um especialista prático, fazendo com que as coisas aconteçam.
Por fim, a maior e mais importante função que o Agile Coach exerce é a de amigo fiel da organização, das equipas e das pessoas. O Agile Coach precisa confiar na equipa, nas pessoas, na organização e estas, por sua vez, precisam confiar no Agile Coach. Ambos precisam jogar limpo, com transparência e clareza.
As Competências do Agile Coach
De entre as competências fundamentais para um bom Agile Coach, podemos destacar:
– formar, desenvolver e liderar pessoas;
– facilitar e conduzir reuniões e cerimónias;
– resolver conflitos e facilitar conversas difíceis;
– dominar e gerir processos e métodos ágeis;
– dominar a filosofia Lean, Agile, DevOps, Kaizen;
– avaliar competências e resultados;
– promover e facilitar aprendizagem e crescimento;
– promover feedback e alinhamento;
– promover integração e coordenação
Em todo o mundo, Agile Coaches estão sendo muito procurados pelo mercado. A agilidade já é uma realidade e será necessária para todas as organizações que desejem manter-se competitivas num ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo, independente do seu tamanho ou segmento de atuação.
Artigo escrito por: Andy Barbosa