
Team Building: está na hora de unir a sua equipa de trabalho!
Saudades do antigo “normal” e dos momentos sociais vividos antes pandemia? Nós também! Aos poucos, com a chegada do pós-pandemia, sentimos que muitas das atividades desenvolvidas em contexto empresarial devem regressar. É o caso do team building. Pensada para fomentar o espírito de equipa e a criação de laços entre colegas de trabalho, esta estratégia ficou em suspenso com a chegada do Covid-19 e, sobretudo, devido à mudança estrutural no mundo do trabalho.
Desde a redução das horas de trabalho para oito em grande parte dos países ocidentais que o mundo laboral não mudava tanto! Gerir a vida profissional a partir de casa criou novos desafios para grande parte dos trabalhadores. A solidão, a falta de concentração, a ausência de um líder presente ou a gestão das constantes interrupções de familiares ou filhos tornou, para alguns, o teletrabalho num verdadeiro pesadelo. Pelo menos, nos primeiros meses de confinamento…
Mas se, para uns, o teletrabalho já não é uma realidade nesta fase, pois regressaram ao modelo presencial, para outros, é a melhor coisa que pode ter acontecido na sua carreira. A flexibilidade de horários, assim como o aumento da produtividade (já que o colega do lado deixou de interromper) são alguns pontos positivos apontados pelos fãs do modelo remoto.
Lidar com estas duas formas de ver o teletrabalho não está a ser fácil para os líderes de equipas e gestores. O sentimento de pertença à empresa e a colaboração positiva entre os trabalhadores podem motivar o sucesso de qualquer organização. E isso consegue-se através da interação social e das dinâmicas de grupo criadas no ambiente de trabalho.

Então, as empresas vivem agora um novo dilema: como voltar a conseguir momentos de convívio e de bem-estar entre colaboradores, depois de ano e meio de isolamento social? O team building pode ser a estratégia certa para unir colaboradores e gerar networking positivo. Pensado para divertir e gerar dinâmicas de comunicação entre quem participa, o team building permite:
Associadas ao ar livre ou aos fins de semana, as atividades de team building também estão a ser adaptadas às novas realidades laborais pós-covid-19. Jogos, dinâmicas de grupo, estratégias e desafios estão agora a ser pensados em novos moldes: remoto, híbrido e o já antigo presencial.
Focada nos novos desafios apresentados a organizações, a Sccophu pensou em soluções inovadoras de team building adaptadas a qualquer forma de trabalho.

Por estarmos à distância, significa que devemos estar desligados? Claro que não. As atividades de team building em ambientes virtuais podem ser tão dinâmicas e interessantes como as clássicas fórmulas presenciais que as organizações adotam. Os valores adquiridos nas atividades de equipa vão muito além do saber trabalhar em conjunto ou no compromisso assumido para superar desafios. A aprendizagem conseguida para tentar ultrapassar desafios é fundamental.
A atividade Magic Trap, pensada pela Scopphu para empresas que procuram team building em modelo remoto, permite essa aprendizagem. Neste jogo online, todos os elementos terão de encontrar soluções fora da caixa em conjunto. Através da metodologia Agile, os jogadores terão de dividir tarefas entre si e pensar como podem mudar comportamentos, explorar soluções digitais e fortalecer a sua criatividade.
Parece interessante? Saiba mais aqui.

É uma das tendências atuais das grandes empresas. O modelo híbrido mistura o presencial com o teletrabalho. Promete um equilíbrio entre a flexibilidade de horários do teletrabalho e a ligação física entre a empresa. Esta combinação deve também ser alvo de oferta no que toca ao team building. A combinação entre atividades digitais e presenciais pode até ser uma vantagem, já que cria um ambiente de trabalho mais familiar e envolvente.
A Scopphu pensou nisso e também desenvolveu um modelo de team building híbrido surpreendente e solidário! Para ajudar instituições de solidariedade social, as empresas que aderirem ao Dream Deed vão propor novos desafios às suas equipas, assim como mobilizar esforços para ajudar quem mais precisa. Esta atividade, pensada para motivar a responsabilidade social das organizações em tempos de pandemia, vai gerar um sentimento de gratidão e de realização pessoal e profissional.
Quer saber como pode motivar a sua equipa ajudando os outros? Conheça esta solução.

O sucesso de uma atividade de team building na sua empresa pode também passar pelo modelo presencial. Unido pelos mesmo objetivos, os colaboradores devem reunir-se para ultrapassar obstáculos e melhorar a interação face a face.
A Scopphu propõe um modelo presencial, que também é Agile. Isto porque um dos objetivos deste jogo de tabuleiro chamado Agile Mission é mudar o mindset da força de trabalho, dinamizar a inovação e o foco no cliente, assim como orientar a empresa para as necessidades do mercado. Nesta atividade lúdica e experiencial, os jogadores vão poder trabalhar diferentes papéis entre si. Tal como se estivessem no dia-a-dia da empresa.
Consolide a relação dos seus colaboradores com esta solução!